A numerologia dos dentes foi criada para facilitar a comunicação/vida do odontólogo quando esse se refere a um dente específico, tanto no dialogo com o auxiliar de saúde bucal quanto para o planejamento do procedimento odontológico a ser feito no paciente.
Inicialmente, é preciso compreender alguns conceitos de anatomia:a arcada dentária é dividida em 4 quadrantes superior direito/esquerdo e inferior direito/esquerdo.Após,temos a dentição que pode ser classificada em decídua e/ou permanente (dentição mista = permanente+ decídua).
Os quadrantes são numerados de 1 a 4 na dentição permanente que possui 32 dentes e de 5 a 8 na dentição decídua que é composta de 20 dentes.
Para a numeração dos dentes tem-se dois algarismos: o primeiro vai se referir aos quatro hemiarcos dentais dos arcos dentais superior e inferior; e o segundo número será a ordem que o dente ocupa no quadrante.A ordem de numeração sempre irá começar da direita do paciente no sentido horário(lembre-se de um relógio!) e crescente.
No começo, esse tanto de informações pode assustar, porém, com a prática pode ficar mais simples.
Espero ter ajudado em seus estudos.
Comments